O futebol do interior mineiro

América vence e fica a um empate da Série A

23-11-2010 16:22

Em jogo emocionante e muito movimentado, o América venceu o Sport por 2 a 1 diante de uma grande torcida na Arena do Jacaré e quase garantiu o retorno à Série A. Com a vitória da Portuguesa, também por 2 a 1 sobre o Ipatinga, o Coelho precisa de apenas um empate na última rodada para retornar à elite do futebol nacional.

Com um homem a mais durante quase todo o jogo, o time mineiro teve dificuldades contra um adversário que lutou muito. Fábio Júnior e Dudu marcaram os gols americanos, enquanto Dairo descontou. Flávio, com grandes defesas, foi o grande herói americano. O goleiro ainda contou com a sorte, uma vez que o Leão teve três bolas na trave.

Na última rodada da Série B, o América enfrenta a Ponte Preta em Campinas e joga por um empate para garantir o acesso. Já o Sport, sem chances de subir, cumpre tabela contra a Portuguesa, em jogo de extrema importância para o Coelho. Caso a Lusa não vença, o time mineiro estará de volta à primeira divisão mesmo se perder seu jogo.

O jogo

Logo no início do jogo, América e Sport mostraram que fariam uma grande partida, digna de uma decisão, como realmente era. Os primeiros minutos foram muito movimentados com as duas equipes jogando abertas e buscando o gol.

O Sport quase abriu o placar já aos quatro minutos em cobrança de falta de Marcelinho Paraíba. Flávio pulou no ângulo, espalmou a bola que ainda bateu no travessão antes de sair.

A resposta americana veio dois minutos depois, e foi fulminante. Hélton Luiz cobrou falta com perfeição. Fábio Júnior cabeceou para o fundo do gol, garantindo um presente para a torcida americana no dia de seu aniversário.

O gol incendiou ainda mais a partida e no lance seguinte, em uma jogada na área do América, Germano acertou uma cotovelada em Dudu. O árbitrto Djalma Beltrami estava em cima do lance e expulsou o jogador do Sport.

Na frente no placar e com um homem a mais, o América passou a tocar mais a bola e procurou explorar os contra-ataques. O jogo, entretanto, continuou nervoso, com muitas faltas para os dois lados.

E foi em uma destas faltas que Marcelinho Paraíba quase empatou. O gol só não saiu porque Flávio deu uma ponte no canto direito e defendeu mais uma vez.

O América, por sua vez, não se contentava em apenas de defender e quase marcou com Rodrigo cobrando escanteio. Magrão defendeu em cima da linha aquele que seria um gol Olímpico do ala americano.

Com apoio da torcida que lotou a Arena do Jacaré e incentivava incessantemente o time, o Coelho ampliou a vantagem, aos 37 minutos. Dudu recebeu na intermediária e, livre de marcação, chutou rasteiro no canto direito de Magrão, fazendo 2 a 0 para o América.

A esta altura, a vitória parcial da Portuguesa sobre o Ipatinga por 1 a 0 ainda não garantia o retorno do América para a Série A nesta rodada.

Segundo tempo

Ao saírem para o intervalo, os jogadores americanos eram unânimes em dizer que com a vantagem obtida no primeiro tempo, o time teria de se acalmar para segurar a vitória.

"Agora é voltar com mais calma, tocar a bola para que a gente possa sair com o resultado positivo", disse Dudu.

"Está 2 a 0, mas é um placar perigoso. Temos de concentrar, tranquilizar para que a gente consiga manter o resultado", completou o goleiro Flávio.

A expectativa de que o Sport iria partir para cima não demorou para se confirmar. O atacante Elton, que entrou no lugar do ex-cruzeirense Eliandro, incendiou o jogo e deu muito trabalho para a defesa americana e, sobretudo, para o goleiro Flávio.

Pelo lado do Coelho, Thiago Silvy entrou no lugar de Laécio e também preocupava a defesa do Sport. O americano, inclusive perdeu muitos gols, sempre arriscando da entrada da área.

Precisando da vitória para se manter com chances de retornar para a Série A, o Sport quase descontou aos 13 minutos, quando Elton acertou o travessão após uma sequência de chutes a gol do time pernambucano.

Quando não era a trave que salvava o Coelho, era Flávio quem garantia o placar. Após chute de Wilson, à queima-roupa, o goleirão defendeu mais uma.

Aos 20 minutos, em grande troca de passes do time mineiro, Marcos Rocha chutou para o gol, a bola bateu em Silvy e voltou para o ala que chutou para marcar. O gol, entretanto foi anulado por impedimento de Silvy.

Na sequência, mais uma bola na trave. Desta vez quem chutou foi Fabrício, que acertou o pé da trave direita de Flávio.

Com o forte calor que fazia em Sete Lagoas e com a correria do jogo, o time do América começou a demonstrar cansaço e a tranquilidade pregada por todos no intervalo não era colocada em prática. Desta forma, o jogo seguia disputado, com o Sport sempre pressionando.

Até então a Lusa vencia por 2 a 0, prolongando a decisão sobre o acesso para a Série A para a última rodada

E a dificuldade do América em manter a posse de bola e diminuir o ritmo de jogo foi punida aos 32 minutos, quando Elton cruzou da direita, a bola foi desviada no primeiro pau e Dairo, na pequena área, empurrou para o gol.

Mesmo com o susto, e com o gol do Ipatinga no Canindé, o América não se acomodou e continuou a atacar. Fábio Júnior teve três oportunidades de marcar e na última delas acertou a trave.

No fim do jogo, Marcos Rocha perdeu a cabeça e cometeu uma falta desnecessária em Dairo e recebeu o cartão vermelho direto. Com isso ele desfalcia o Coelho contra a Ponte Preta.

O Sport ainda pressionou nos minutos finais, mas o placar ficou em 2 a 1, mesmo resultado do jogo da Lusa contra o Ipatinga, em Campinas.

América-MG 2 x 1 Sport

Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)
Auxiliares: Marçal Rodrigues Mendes (RJ) e João Coelho de Albuquerque (RJ)
Público: 13.505 pagantes
Renda: R$ 30.510,00
Cartões Amarelos: Leandro Ferreira (América-MG); Daniel Paulista, Tobi, Marcelinho Paraíba, Elton (Sport)
Cartão Vermelho: Germano (Sport)
Gols: Fábio Júnior aos 6'/1T, Dudu aos 35'/1T (América-MG); Dairo aos 32'/2T (Sport)

América-MG
Flávio; Micão, Preto e Gabriel; Marcos Rocha, Dudu, Leandro Ferreira, Hélton Luiz (Weslley, depois Nando) e Rodrigo; Laécio (Thiago Silvy) e Fábio Júnior.
Técnico: Mauro Fernandes.

Sport
Magrão; Igor, Montoya e Tobi; Renato, Daniel Paulista, Germano, Marcelinho Paraíba (Dairo) e Eduardo Ratinho (Fabrício); Wilson e Eliandro (Elton).
Técnico: Geninho.

Fonte: MG Notícias

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.